15 de jun. de 2012


A capoeira com João Leandro
Trabalho voluntário em prol do futuro



João Leandro é instrutor e professor de capoeira. Fundador do Grupo de Capoeira Meninos de Agudos, há aproximadamente 17 anos, voluntário na cidade de Agudos. Trabalhou na cidade vizinha (Bauru/SP-Ong) como profissional, vem lutando em prol da capoeira e em busca de novos conhecimentos. Segundo João Leandro, “toda aula ou  dia sempre aprendemos, a idéia e estar aperfeiçoando cada vez mais com a intenção de manter viva e intacta os fundamentos da capoeira e seus ensinamentos, que por muitos hoje estão sendo esquecidas ou deixadas para traz, o que no caso é uma falta de consideração a Mestre Bimba e Mestre Pastinha”.
A capoeira por sua vez consegue resgatar em nosso meio  social, a paz desejada para todas as situações, ensina a conviver com as quedas de nossas vidas e aprender a levantar de uma forma clara.  A comparar com a vida que os negros levavam nas senzalas, uma luta árdua e humilhante, mesmo assim conseguiram “sobreviver”, a capoeira é considerada como uma prática cultural, trabalhando com os seus valores, espírito de equipe, ou seja, uma grande família.  A capoeira algo inexplicável, a partir do momento que o berimbau começa a sua jornada, nossos corações e mente entra em um mundo no qual conseguimos extravasar nossas emoções, sendo que o respeito para com o próximo em primeiro lugar, o mal que não deseja para você não cabe ao próximo, uma conquista pessoal e profissional.   
O brilho nos olhos da criança, imitando o jogo da vida, a ginga, os movimentos, os golpes, a expressão corporal e a musicalidade, transformando tudo em uma grande harmonia em busca de sucesso, e crescimento espiritual.  A capoeira consegue transformar tudo.
Exemplo: Visão para quem não enxerga, audição para aquele que não escuta, pernas para aquele que não anda e uma força de espírito anormal em nossos corações, resgata a vida trazendo a alegria em nosso cotidiano.
Ajuda em nossa saúde e impõe regras a serem seguidas para que consigamos suportar o nosso dia-a-dia que está muito difícil, explica o professor.
“O mundo está nos oferecendo caminhos estreitos, e não são todos que querem passar por obstáculos e dificuldades, procuram o caminho mais fácil e ruim, faço um trabalho social e sou voluntário aproximadamente uns 17 anos, como professor me sinto obrigado a contribuir para com a nossa sociedade, procuro formar cidadão de bom caráter, como meu ex-mestre falava Sr.  Antonio Batista Sobral (Mestre Terra/Bauru-SP/Academia de Capoeira Meninos da Bahia)”.
O golpe mais potente de um capoerista é o seu carater
“E trago isso comigo, para vencer na vida precisamos lutar, como a capoeira é uma luta disfarçada em dança, como Mestre Pastinha dizia: Capoeira é tudo que a boca come...
A capoeira imitando o jogo da vida, o seu professor dá dicas para que ele não vacile na roda ou durante o jogo, esses conselhos vêm em forma de dicas para o aluno e são fundamentais para um bom comportamento na roda, a idéia é o respeito as tradições, mantendo viva essa luta e essa riqueza cultural que os negros deixaram para o nosso Brasil”.
Alunos também vem se destacando pela região em campeonato de Hip Hop, eles são os B.Boys  Duh e Rhamon (Breakmonster),  sendo que a semana passada na cidade de Barra Bonita ganharam em Crew (equipe) e em Dupla.    
O Professor João Leandro, aproveita a oportunidade para  parabenizar seus alunos pelo sucesso.
Obs.: A capoeira condicionando também em todas as áreas esportiva.....AXÉ

Um comentário:

  1. Lê como é bom ver o reconhecimento de alguns pelo trabalho desenvolvido!Fico torcendo muito por você!E por todos que participam!Feliz com isto! Parabéns...

    ResponderExcluir