31 de mai. de 2012

TIMIDEZ

Cecília Meirelles

Basta-me um pequeno gesto,
feito de longe e de leve,
para que venhas comigo
 e eu para sempre te leve...

 — mas só esse eu não farei.

Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
 e une as terras mais distantes...

— palavra que não direi.

Para que tu me adivinhes,
 entre os ventos taciturnos,
 apago meus pensamentos,
 ponho vestidos noturnos,

 — que amargamente inventei.

E, enquanto não me descobres,
os mundos vão navegando
 nos ares certos do tempo,

.
até não se sabe quando...

 — e um dia me acabarei.



A timidez se refere à manutenção de relações sociais insuficientes do indivíduo em relação aos seus pares, gerando evitação do contato social. Pode ser considerada como uma condição humana universal, por estar presente em todas as épocas, lugares, situações e ser compatível com uma vida normal. No entanto, dependendo da intensidade e frequência com que se manifesta, a timidez provoca desconforto e sofrimento, sinalizando que algo não está bem internamente. Neste caso, torna-se necessário procurar ajuda psicológica.
Sentimentos negativos podem ser despertados quando a pessoa tímida vivencia, ou teme vivenciar, situações que a ameaçam e depreciam seu autoconceito, sua autoestima, fazendo que se sinta inferior e incapaz. Nestas situações, é comum que se destaquem os sentimentos de angústia e ansiedade. Estes sentimentos podem desencadear condutas de apatia, passividade, insegurança, indiferença, inibição e submissão diante de relações sociais.
            Para prevenir esta sensação de ameaça, as pessoas tímidas, em suas relações, costumam apresentar comportamentos que atenuem sua exposição, como gesticular, fazer rodeios antes de entrar no tema da conversa, falar pouco, baixo, ou mesmo não se manifestar quando está em grupos e assim por diante.
Por outro lado, a pessoa tímida pode evitar estabelecer relações sociais, devido à sua dificuldade para lidar com tais situações. Consequentemente, ela se torna solitária, mantendo contato apenas com pequenos grupos inofensivos, como familiares e poucos amigos.
Assim, é importante estar atento à qualidade das relações sociais de uma pessoa tímida e, caso esta esteja prejudicada e causando sofrimento, procurar ajuda profissional.
                                                                                                                      Marina Delazari

Nenhum comentário:

Postar um comentário